Fotos 15 anos BH
Editar, editar, editar (só que não)!
Vou contar um pouquinho como é meu processo de edição porque sei que muitos fotógrafos acompanham as postagens que faço aqui.Eu sempre (óbvio) fotografo em RAW. Sempre! Até quando vou pra praia com a família.
E lá na câmera, eu faço a opção por imagens Standard, os seja, no LCD da câmera, eu vou ver as imagens muito próximas das imagens que eu vou ver no editor de imagens. Se eu fizesse a opção por Vivid, por exemplo, eu teria receio de o LCD me dar uma ideia irreal de cores e saturação. Então, para mim, o Standard é uma forma de não ser enganada pelo LCD.
Depois que faço a imagem na câmera, eu vou processá-la no Lightroom. Já usei o C1 (Capture One), mas acho o Lightroom mais prático.
Daí, eu vou apenas colocar um pouquinho mais de contraste e, de vez em quando, eu cismo de aplicar uns filtros. Mas isso não é muito comum porque eu adoro imagens limpas. E só!
Sim! Só isso!
Eu sou da opinião de que o fotógrafo tem de ser caprichoso e tentar fazer imagens que não precisem ser editadas em exposição, retirada de objetos, etc. Claro que isso não é uma regra! Óbvio que não é sempre que dá pra ser tão caprichoso. Mas eu gero por volta de 400 imagens diariamente, fora os finais de semana com festa em que mais ou menos 2000 imagens são feitas. Já pensou se meu processo de edição precisar de tanto retrabalho?
Bom, mas não fica por aí, né?
Depois dessa primeira edição no Lightroom, eu exporto para o Photoshop para tratar pele e outras coisinhas. Não gosto muito de aplicar filtros que deixam a cliente com cara de Barbie. Eu acho que pele tem de ter poro, linha, etc.
Algumas pessoas até já me falaram que as minhas fotos precisam de mais processamento de pele, mas eu acho que essa moda de pele lisinha feito bumbum de neném vai passar e as pessoas vão tomar consciência de que as coisas mais naturais têm mais longevidade.
Ah, é? Quer dizer que se a cliente tem espinhas, cicatrizes, estrias, você não tira nada no PS? Lógico que tiro! Lógico que limpo a pele! Mas tudo com moderação, com sutileza.
Neste ensaio, a pele da Carolzinha já é magnífica, mas mesmo assim, eu apliquei um pouco mais de tratamento para vocês verem o resultado.
15 lindos anos: Carol
Fotografia: Adriana Gonçalves
Make up: Bruna Daniele Delben
Bicicleta linda chamada Lupita: Gil Sotero
Assistente de produção: Pedro Araújo