Fotos 15 anos
Adolescentes...
Tenho dois filhos adolescentes e penso neles o tempo todo...Nem sempre foi assim. Quando pequenos, nunca fui uma mãe muito protetora. Deixava-os terem suas experiências e aprenderem com elas. Criei filhos fortes. No meu entender, quanto mais eu os deixava fazer escolhas, mais independentes e autônomos seriam. Obviamente, nos bastidores, eu monitorava tudo: os desenhos, os filmes, a comida, a escola, os amigos, enfim, tudo o que pais que querem o bem de seus filhos devem monitorar sem oprimi-los.
Eis que são agora adolescentes. Já têm opinião sobre várias coisas. Vivem com as emoções à flor da pele como qualquer adolescente. De manhã riem absurdamente, à noite choram copiosamente (sem motivo aparente). São adolescentes da forma mais intensa que se pode ser.
Eu lido com adolescentes todo o tempo, mas confesso que em casa o "buraco é mais embaixo". Como lidar? Como saber dosar a quantidade de amor e de orientação?
Como lidar com as emoções, com as opiniões cheias de verdade? Eu observo e lembro de mim. Não fui uma adolescente fácil. Sempre tive muita personalidade e lidar comigo sem conflito era para poucos.
Mas confesso também que prefiro assim. Optei por criar meus filhos dando a eles tudo de melhor que eu poderia dar: acesso a arte, cultura, educação, amor, afeto, colo. Hoje, são adolescentes que sabem muito sobre muita coisa e eu me orgulho disso.
O tempo passa rapidamente quando se é mãe e pai. Vejo-os todos os dias e todos os dias vejo-os de forma diferente. Observo.
Do meu lado de dentro, meu coração de mãe só pode pedir a Deus que os proteja de todo o mal e que permita que sejam pessoas boas, éticas, generosas e de boa índole.
Da minha janela, eu os observo aprender a voarem sozinhos.
15 lindos anos: Iris Sena | Fotografia: Adriana Gonçalves | Beleza: Bruna Delbem