Fotos 15 anos BH
Quando eu era pequena, visitei uma fazenda muito antiga e tradicional no norte de Minas e, com meu olhar de menina, eu observei várias coisas muito interessantes dos hábitos daquela família. Desde a forma que se relacionavam até o processo sustentável que eles aproveitavam a água, muito escassa naquela região.
Na sala, em quadros de madeira escura, ficavam fotos de familiares. Muitos já haviam morrido. Dentre as fotos, muitas fotos feitas durante o velório. Na grande maioria, me explicou um dos moradores da fazenda, era a única foto que se tinha da pessoa falecida.
Contratavam-se fotógrafos somente para fazer o último e talvez único. Àquela época, as pessoas eram enterradas em toalhas de linho. Não havia caixão.
Naquele tempo, com tão pouca idade, eu já ficava maravilhada com o poder da fotografia. Ficava horas na frente daqueles quadros saboreando os olhares, as roupas, as atitudes das fotos em sépia. Olhava as fotos dos mortos e pensava comigo: isso é lindo! É o registro do final da história dessa pessoa. Nunca achei isso bizarro.
Cresci e hoje vejo coisas realmente bizarras: pessoas fazendo fotos na beira do caixão de celebridades e exibindo como um trofeu.
Qual a diferença?
A diferença chama-se respeito.
Os antigos respeitavam seus mortos. Respeitavam tanto que faziam questão de chamar um fotógrafo (naquele tempo certamente alguém que custava muito caro) para fazer o registro final.
Não sou saudosista. Acho que o mundo melhorou muito em muitos aspectos. Venho de uma família pobre que passou por coisas que deixam a gente com lágrimas nos olhos. Mas acho que estamos vivendo numa era em que a tecnologia está definhando os valores.
Não acho as atitudes que vimos durante o tão famoso velórios serem "normais". Meu filho de 9 anos, ao ouvir comentar esse assunto aqui em casa, disse assim:
"Mãe, eles deveriam respeitar mais quem está morto, pois é muito triste morrer".
Meu filho, você é tão pequeno e tão sábio...
15 lindos anos de Rafaela - Super calada e super querida. Eu só posso dizer que esse book foi feito com muuuuuito carinho e que a Rafaela é uma princesa em todos os sentidos. Obrigada, Rafa e obrigada Rosana. Eu me senti como se fosse da família de vocês.
A festa - Foi uma festa liiiiiiinnnnnnddddddaaaaa. Quer ver as fotos, então clique aqui.