Fotos 15 anos
Uso a mesma câmera há quase 6 anos. Uma Nikon D700 que amo de paixão e que já me deu muitas alegrias. Tenho duas. Mas uso sempre a mesma. A mais velhinha.A coitadinha anda precisando descansar. Está cheia de arranhões, descolando as borrachas, com uma tampa que não fecha e eu insisto em usá-la porque adoro demais o resultado das imagens e sei usá-la em todas as suas configurações.
Vejo muitos fotógrafos falarem sobre equipamentos de última geração. Eu mesma, quando comecei a fotografar, usava Canon e depois troquei, por conselho do querido amigo Oswaldo Marra. Não me arrependo.
Mas observo que as pessoas não sabem usar seu equipamento com todos os recursos que oferecem. Eu fotografo em modo manual sempre. Nada contra quem fotografa em modo de prioridade de abertura ou velocidade. Nada contra mesmo! Mas eu acho que assim, fotografando em modo Manual, a gente consegue entender melhor o que faz.
Em books externos, por exemplo, fica fácil controlar a luz. Você vai lá, pede a cliente para ficar paradinha, faz a leitura e pronto. Eu quero ver é você fotografar um casamento sob Sol do meio dia! Quando há nuvens e em que o Sol aparece e desaparece e você só tem 2 segundos para pensar no que fazer...
Meu humilde conselho é aprender sobre seu equipamento antes de sair por aí querendo fazer dívidas e ter tudo de última geração. Grande parte dos meus trabalhos foi feito com uma lente 50mm 1.8 que custa pouco mais de R$ 500,00. Claro, tenho uma 85mm que amo demais e que é a minha preferida, mas uso a cinquentinha de vez em quando para matar a saudade e para que eu me reencontre com minhas origens e saiba que, antes de mais nada, a fotografia está no meu olhar e não no meu equipamento.
Abaixo: 15 lindos anos de Luísa.